holanda: bloemendaal

Estive em passeio pela Holanda, com o objectivo principal de encontrar um casal amigo e o seu rebento e o objectivo secundário de rever Amesterdão.

A primeira paragem, e quartel general, foi Bloemendaal. Uma pequena cidade bastante conhecida pelas suas praias e festas de Verão, o equivalente à Vilamoura lá do sítio. Mas estamos em pleno Dezembro, com temperaturas a rondar os 5ºC e o pôr-do-sol a acontecer pouco depois das 16h. Uma cidade com contornos de vila, com mais vivendas que apartamentos, pequenas lojas e cafés típicos. Abriu-me um sorriso na cara ver umas 20 pessoas na “esplanada” de um café, sentadas em fardos de palha em redor de um forno a lenha, a ouvir uma história em holandês. Parecia tirado de um filme.

A estação de comboios de Bloemendaal foi o ponto de partida diário. Ter uma bicicleta e comboios regulares foi suficiente para o dia-a-dia e parece-me também suficiente para a maioria dos holandeses, mesmo fora das maiores cidades. Para quem está a visitar acho obrigatório utilizar a bicicleta como meio de transporte ,para tentar integrar a mentalidade e perceber que, afinal, é lógico, eficiente e divertido. Agora vou ter de comprar uma pasteleira…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>